PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO PADRE EUSTÁQUIO
A Educação, em todos os seus níveis de ensino, tem presença garantida em toda projeção que se faça de um futuro diferente para qualquer modelo de sociedade. Em função disso, há um consenso de que o desenvolvimento de um país está diretamente ligado à qualidade da sua educação. Essa pretensa qualidade nos remete a algumas questões que devem levar em consideração o contexto atual em que a escola se encontra: qual educação desejamos, qual professor, qual aluno?
Para responder a essas questões é preciso fazer uma revisão dos processos pedagógicos de forma a definir onde se deseja chegar com a educação oferecida pela instituição escolar. É fundamental que os conhecimentos produzidos na escola estejam em consonância com o momento em que vivemos, adaptando-os aos novos tempos e, principalmente, assumindo por meio do Projeto Político Pedagógico, a busca por reflexões permanentes e por novas ações que levem o ser humano a um desenvolvimento holístico e duradouro.
FINALIDADES EDUCATIVAS
O Colégio Padre Eustáquio tem, como propósito maior de todas as suas ações educativas, a formação de pessoas conscientes e preparadas para a construção de um mundo mais justo, humano e cristão. Tais ideias, traduzidas pelo seu lema “Educar para Vida Plena”, remetem a um compromisso de uma atuação que “envolve toda a comunidade escolar, numa dinâmica de participação, diálogo, criatividade e espírito crítico”.
Fundamentado nesse grande propósito e nesse compromisso o Colégio, define como finalidades educativas que os alunos possam desenvolver, durante toda a sua educação escolar, a capacidade de:
- Formular ideias próprias, sabendo raciocinar com autonomia, sendo capaz de questionar a realidade, utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica.
- Analisar e solucionar situações-problema utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, selecionando procedimentos e verificando sua adequação por meio de uma análise crítica que favoreça a tomada de decisão.
- Promover a interação com seus semelhantes, visando à busca da participação social e política, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade e respeito à forma de ser de cada pessoa.
- Buscar, por meio da participação efetiva e do diálogo, o exercício da cidadania, propiciando o posicionamento crítico nas diferentes situações sociais para mediar conflitos e tomar decisões coletivas em prol de ideais voltados para a transformação da sociedade.
- Elaborar escolhas favoráveis à qualidade de vida, percebendo-se como integrante e agente transformador do ambiente, valorizando e adotando hábitos saudáveis em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
- Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, partindo de sua potencialidade e por meio do uso de diferentes linguagens e de recursos diversos, para adquirir e reconstruir conhecimentos, produzir, expressar e comunicar suas ideias, além de usufruir do conhecimento adquirido.
- Assumir posturas construtivas que possibilitem o desenvolvimento de seu senso crítico, expresso pelos conhecimentos, sentimentos e habilidades, posicionando-se contra qualquer discriminação, baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Para desempenhar com qualidade suas funções, o Colégio Padre Eustáquio, coerente com o seu lema e suas finalidades educativas, apresenta os seguintes pressupostos pedagógicos que nortearão o trabalho educativo desenvolvido no dia a dia pela equipe de liderança pedagógica e pelos professores.
Com esses pressupostos, busca-se uma educação que tem como função formativa fazer com que os futuros cidadãos interiorizem, assimilem a cultura em que vivem, compartilhem as produções artísticas e as técnicas próprias dessa cultura e desenvolvam as capacidades necessárias para acessar esses produtos culturais, desfrutar deles e, se possível, renová-los. Almeja-se também uma educação atenta à cultura da aprendizagem da sociedade atual, que se caracteriza por ser uma sociedade da informação (em que a escola deixou de ser a principal fonte de informação e de conhecimento), do conhecimento múltiplo e descentrado (as perspectivas são diversas, as teorias são relativas e as interpretações múltiplas) e da aprendizagem contínua (os aprendizes devem ser flexíveis, eficazes, autônomos e com capacidades transferíveis já que não se pode prever o que os cidadãos terão de saber dentro de 10 ou 15 anos).