A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria.
Nesse sentido, a EJA tem uma função reparadora, equalizadora e também qualificadora, uma vez que atende a pessoas que buscam uma nova oportunidade de ampliar seus conhecimentos, qualificar-se para o trabalho e a cidadania e aumentar sua dignidade.
Atento a esse desafio da educação brasileira, o Colégio Padre Eustáquio oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas, financeiramente carentes, que estão afastados do sistema escolar. O processo seletivo envolve uma prova para sondar os conhecimentos do candidato e uma avaliação socioeconômica realizada pela assistente social do Colégio.
O objetivo é promover a (re)integração social e proporcionar a cada aluno a retomada do seu potencial para desenvolver ou confirmar as habilidades adquiridas na educação extraescolar e na própria vida, tendo em vista o desenvolvimento pleno como ser humano e o exercício consciente da sua cidadania.
A realização dessa proposta exige uma organização diferenciada que, no Colégio Padre Eustáquio, concretiza-se com
- Quantidade de aulas presenciais suficiente para a capacitação do formando.
- Materiais didáticos necessários para o acompanhamento e estudo por parte do aluno.
- Sistema de avaliação consistente e adequado à modalidade do curso.
- Visitas técnicas orientadas.
- Uma coordenação pedagógica específica que acompanha o processo dos alunos.
- Desenvolvimento de projetos de intervenção.
- Realização de seminários, debates e apresentações artísticas e culturais.
- Palestras de formação e conscientização sobre questões sociais e ambientais.