Ensinar e aprender no século XXI, no Brasil e no mundo, é um grande desafio, pois parece que não se tem mais o mesmo tempo e as mesmas condições de outrora. O fato é que vivemos em um contexto diferente, marcado pela rapidez das transformações que ocorrem em todos os campos do saber e pela disseminação e interligação do conhecimento, que se caracteriza por ser múltiplo, transitório, dinâmico e com fontes variadas.
É um cenário novo que exige da escola uma prática pedagógica que possibilite ao aluno adquirir determinadas informações, desenvolver habilidades para realizar certas tarefas e, também, prepare-o para aprender a aprender e continuar aprendendo por toda a vida.
Atento a essa demanda, o Colégio Padre Eustáquio, com sua tradição de mais de cinquenta anos, apresenta uma proposta para um Ensino Médio consistente e atualizada que privilegie tanto o desenvolvimento intelectual quanto o conhecimento e a prática de valores humanos.
Nesse sentido, nossos alunos são preparados para saberem buscar, selecionar e discutir informações diversas, conhecerem conceitos dos vários campos do saber e aplicá-los em situações diferentes e lidar com as diferenças. Para isso, eles participam de atividades individuais e em equipe, disciplinares e interdisciplinares, acadêmicas e relacionais. Atividades essas que os preparam para serem bem sucedidos nos vestibulares e no ENEM e para a vida cidadã.
A realização dessa proposta exige uma organização diferenciada dos tempos e dos espaços escolares do Ensino Médio e no caso do Colégio Padre Eustáquio, concretiza-se com:
- Uma carga horária semanal mais robusta: 32 aulas para a 1ª série; 35 para a 2ª série; 40 para a 3ª série.
- Matriz curricular adequada e balizada pela matriz do ENEM.
- Sistema de avaliação com instrumentos diversificados (provas discursivas e objetivas, simulados por disciplina e por área, trabalhos em equipe, trabalhos de campo, propostas de intervenção, verificação de aspectos atitudinais).
- Serviço de orientação de estudos e profissional.
- Serviço de pastoral e oportunidade para trabalho voluntário.
- Cursos de iniciação científica e à pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
- Disponibilização de aplicativos e outros recursos digitais para a aprendizagem adaptativa.
- Participação em várias olimpíadas do conhecimento.
- Olimpíadas esportivas estudantis e participação em competições externas.
- Treinamento para formação de equipes de Futsal, Basquete e Handebol.
- Produção de texto quinzenal orientada, no modelo ENEM, pelo professor de Língua Portuguesa com apoio de uma equipe de correção.